O projeto

Vivemos numa época em que tudo é rápido e efémero. Tudo é centrado no amanhã e sem darmos conta não valorizamos o presente, o agora. As crianças vivem nesta agitação do dia a dia e crescem num mundo que corre, sem ter, por vezes, tempo, nem que seja apenas uns minutos, para olhar para si, para parar, para sentir, relaxar, consciencializar-se do mundo à sua volta. Esse bocadinho pode ser fundamental e precioso. Neste projeto, plantamos girassóis, crianças, profissionais, pais, que procurem o bem estar – a luz.

Quem somos e como surgimos?

Surgimos de uma necessidade de ver as nossas crianças bem e felizes. Todos os facilitadores, professores  e colaboradores do Projeto Girassol são certificados e têm experiência em diversas áreas – Educação, Saúde, Música e Espiritualidade. A urgência do dia a dia exigia um momento de relaxamento, de paragem, de concentração no agora. Exigia foco e paz. Exigia explorar emoções, deixar voar pensamentos e silenciar a mente. O Projeto Girassol surge num momento de alegria e foi crescendo, como um girassol, sempre em direção da Luz, deixando as suas sementinhas no coração de quem por ele passa.

Formação para todos

Neste projeto, acreditamos que todos nós – pais, avós, educadores, assistentes, professores – podemos proporcionar às crianças momentos meditativos e de relaxamento. Acreditamos que conseguiremos passar todo uma prática de meditação e mindfulness caso a pratiquemos e explorarmos, no entanto, sabemos que, com o ritmo de vida dos profissionais de educação, com a urgência de soluções para casos de crianças que se tornam mais complexos, com as diversas dinâmicas criadas em sala, com as rotinas que, muitas vezes, envolvem um grupo com mais de vinte crianças, se torna dificil o profissional ter uma prática meditativa. É tendo em conta todos esses fatores, rotinas, dinâmicas, experiências, que criamos workshops e pequenos cursos práticos em que os profissionais e pais podem, numa vertente prática e criativa, aprender e experienciar diversos métodos, ensinamentos, exercícios que podem, no seu dia a dia, aplicar, seja com os filhos, turma, ou grupo de crianças. Pedacinho a pedacinho, minuto a minuto, vamos criando e chamando luz para os nossos girassóis, construindo rotinas de calma, de reflexão e relaxamento para os mais novos. Acreditamos que todos conseguem, todos, aplicando técnicas simples e libertando a sua imaginação todos vamos estabelecer nas salas de aulas e casas momentos de relaxamento, que levam a criança a um estado de calma, liberdade, serenidade e concentração.

É desta forma que todos os nossos workshops e cursos são desenhados e idealizados: para todos. Fale connosco e veja os próximos eventos deste projeto!

Semeando girassóis

Educar com mindfulness e introduzir em escolas e jardins de infância técnicas de relaxamento e meditação infantil é o propósito do Projeto Girassol. Levamos até às crianças, pais, professores e educadores ferramentas essenciais para o seu bem estar, acreditando que o mindfulness,  o relaxamento e a meditação podem ser instrumentos fundamentais para criar crianças conscientes, plenas, serenas e realizadas. Aliamos a essas práticas a aromaterapia e a música, acreditando, assim, conseguir proporcionar experiências de pleno relaxamento, meditação e serenidade.

Através de aulas particulares em casa ou em grupo, aulas em escolas básicas EB1 e EB2,3, creches e jardins de infância, ATL, OTL, instituições, associações, centros de estudos e eventos pontuais, o Projeto Girassol desabrocha em direção à luz! E é com a maior gratidão que agradecemos a todos os que em nós depositam apenas um pedacinho tão, mas tão importante, daquele que é o futuro da humanidade – as nossas crianças.

Gratos.